O PROJETO


Especialmente quando se trata de uma escola, manter uma boa rede de comunicação social é muito importante. Nesses casos, o trabalho de um jornalista pode ser bastante providencial, criando meios que possibilitem  o acesso de todas as pessoas às informações, aproximando-se do público ao qual se destina. Pensando nisso, cinco alunos do curso técnico em Redes de Computadores idealizaram uma nova ferramenta de comunicação para nossa escola: o blog de notícias Alda Façanha News.

Nossos objetivos são:

  • Melhorar a comunicação entre toda a comunidade escolar;
  • Registrar os principais acontecimentos da rotina de nossa escola;
  • Informar a população a respeito dos projetos, eventos e atividades desenvolvidas no ambiente escolar;
  • Desenvolver o interesse por redação e leitura, disseminando assim os gêneros jornalísticos.

Para colocar nossa ideia em prática, ficou decidido que trabalharíamos no desenvolvimento  de  um blog destinado à publicação de textos informativos, reportagens especiais e entrevistas a respeito dos acontecimentos da escola. Como a inspiração partiu dos antigos jornais escolares, aplicamos uma releitura mais moderna, agregando as novas tecnologias ao projeto, através da utilização de redes sociais como meio de divulgação das nossas atividades.

Um dos principais resultados obtidos foi uma melhora considerável no diálogo entre a escola e a comunidade, tendo o blog como uma fonte oficial de informações a respeito de nossa EEEP. Para aqueles que já tiveram suas ações retratadas em um de nossos textos, fica perceptível a sensação de reconhecimento e gratificação.  Em números, nosso endereço já tem mais de 3.000 visualizações, enquanto nosso perfil de usuário no Facebook recebe uma média de 70 solicitações por dia, em apenas um mês de criação e desenvolvimento do projeto.

Para fazer qualquer atividade no meio jornalístico, é necessário muita determinação e dedicação. A produção dos textos envolve bastante esforço, responsabilidade e um diálogo efetivo com alunos, professores e núcleo gestor. Em contrapartida, é possibilitado que os alunos tenham mais conhecimento acerca do que acontece fora da sua sala, contribuindo para uma maior integração entre aqueles que fazem parte da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário