terça-feira, 19 de maio de 2015

Intercâmbio Cultural: Representantes da IBM visitam EEEP Professora Alda Façanha.


Professores e núcleo gestor recepcionando alguns consultores.
Na manhã da última sexta-feira (15 de maio de 2015), a EEEP Professora Alda Façanha recebeu representantes da IBM (International Business Machines), empresa americana voltada para a área de informática, que já está há quase 30 anos no mercado.


Estas visitas têm por objetivo promover um intercâmbio cultural entre os representantes de várias nacionalidades e os brasileiros, no caso, alunos e funcionários. A proposta parte, principalmente, da necessidade de estreitar os laços entre a multinacional e instituições do mundo todo, especialmente aquelas que propiciam uma inserção de jovens na área de tecnologia e ciência.


Os consultores foram recebidos de forma muito calorosa pelos alunos, caminhando até o auditório sob salva de palmas, em um tapete vermelho. Lá, assistiram algumas apresentações culturais, como a do grupo musical formado no projeto Tapera das Artes.
 
Apresentação da Orquestra do Projeto Tapera das Artes.



Cada uma das 12 turmas recebeu dois visitantes por vez, acompanhados por tradutores. Assistiram a apresentações de dança, como o samba e o forró, além de provar comidas típicas, como tapioca, pé-de-moleque, rapadura e baião de dois.
 
Exposição de comidas típicas e ornamentação local realizadas pelos alunos de Hospedagem do 1º ano.

A principal troca cultural ocorreu por meio das perguntas feitas de alunos para consultores e vice-versa, onde foi possível comprovar como os brasileiros são queridos no exterior e admirados por sua hospitalidade. Foram feitos muitos registros, não faltaram fotos e “big selfies” com a turma toda.


Selfie capturada por alunos de Edificações do 1º ano, recebendo consultora americana.
Alunos de Edificações do 2º ano, recebendo consultor alemão e o tradutor Gabriel Almeida, professor na RN Cursos.

Turma de Edificações do 3º ano recebendo consultora alemã.


Selfie tirada por alunos de Eletrotécnica do 2º ano, enquanto era realizada apresentação de dança.

Alunos de Redes de Computadores do 1º ano.


Em especial para os alunos do 1º ano, a sensação que ficou foi a de que todo o esforço para recepcioná-los bem valeu a pena, sem falar na vontade de que o evento se repita mais vezes.

Um comentário: