A partir de hoje, daremos início à série de matérias "Perfil Profissional", destacando sempre o trabalho dos funcionários de nossa EEEP. Para o primeiro texto, nossa equipe conversou com Deyse Oliveira, que nos contou um pouco sobre a função que exerce: regente de multimeios.
Formada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Deyse chegou a ensinar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Somente em 2010 passou a fazer parte do grupo de professores da rede estadual. Mas foi em 2012 que iniciou seu trabalho na EEEP Professora Alda Façanha.
![]() |
A regente de multimeios Deyse Oliveira. |
Equipe Alda Façanha News - Como foi seu ingresso em nossa escola?
Deyse Oliveira - Participei da seleção e passei, mas só havia uma única vaga para professora de Língua Portuguesa e esta já havia sido ocupada. Foi então que me tornei regente de multimeios da escola, permanecendo desde a inauguração.
Equipe Alda Façanha News - Em que consiste o seu trabalho como regente de multimeios?
Deyse Oliveira - O profissional dessa área é responsável por dar suporte ao aprendizado dos alunos e ao trabalho dos professores. Então, eu organizo a parte do material didático, fico responsável pela biblioteca e dou auxílio aos projetos da área de Linguagens e Códigos. Além de ajudar na organização de alguns eventos da escola.
![]() |
Deyse durante a conversa com nossa equipe. |
Equipe Alda Façanha News - E, sobre seu trabalho na biblioteca, há um interesse dos alunos?
Deyse Oliveira - Com certeza. Depois da sala de aula, a biblioteca é o espaço que eles mais frequentam, por ser um ambiente propício para estudo. E há o interesse por leitura sim. A procura maior é por livros de romance. Há também os que nos procuram por que querem dar início ao hábito de ler, então nós fazemos esse acompanhamento.
![]() |
Parte do acervo de nossa biblioteca. |
![]() |
Ambiente destinado a estudos, no 2º andar de nossa biblioteca. |
Equipe Alda Façanha News - Você acaba exercendo muitas funções e por isso conta com ajuda de alguns alunos. Como funciona esse sistema?
Deyse Oliveira - Bom, trata-se do projeto de monitoria. A biblioteca conta, atualmente, com 22 monitores, isto é, 22 alunos que me auxiliam, dando suporte ao nosso trabalho no tempo livre deles, como intervalos e horário de almoço. Eles fazem registros e mantêm a organização do ambiente da biblioteca, por exemplo.
Equipe Alda Façanha News - E quais as suas expectativas para a continuidade do seu trabalho?
Deyse Oliveira - Esperamos, principalmente, aumentar o nosso acervo. Atualmente, temos entre 1500 e 2000 livros didáticos e não didáticos. Parece muito, mas é considerado pequeno perto do que podemos comportar. Já estamos desenvolvendo projetos para adquirir mais livros. Pretendemos também melhorar a ornamentação nesse 2º semestre.
![]() |
Alguns dos livros de nosso acervo. |
Equipe Alda Façanha News - O que você considera importante em seu trabalho?
Deyse Oliveira - Me sinto muito feliz trabalhando aqui. É a minha segunda casa. Me dou muito bem com os alunos e os trato como se fossem meus filhos. Sou realizada tanto pela profissão que eu exerço quanto pelo ambiente em que eu trabalho. Quero continuar aqui até quando for possível e quem sabe eu me torne efetiva.
![]() |
Deyse Oliveira durante a conversa com nossa equipe. |
O que podemos perceber em profissionais como Deyse é a importância de se fazer o que realmente gosta. A paixão pelo trabalho permite com que, mesmo tão atarefada, ela mantenha a simpatia e trate a todos tão bem. Nossa equipe agradece pela disponibilidade e carinho que tem conosco e parabeniza-a por ser um exemplo de profissional que devemos seguir.
![]() |
Deyse Oliveira após a finalização da entrevista.
*REPORTAGEM - William Barros | FOTOGRAFIAS - Ilze Brasil e Keliane Nobre
|