sexta-feira, 10 de julho de 2015

#PerfilProfissional1 - Conheça o trabalho de Deyse Oliveira, regente de multimeios.

A partir de hoje, daremos início à série de matérias "Perfil Profissional", destacando sempre o trabalho dos funcionários de nossa EEEP. Para o primeiro texto, nossa equipe conversou com Deyse Oliveira, que nos contou um pouco sobre a função que exerce: regente de multimeios.

Formada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Deyse chegou a ensinar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Somente em 2010 passou a fazer parte do grupo de professores da rede estadual. Mas foi em 2012 que iniciou seu trabalho na EEEP Professora Alda Façanha.
A regente de multimeios Deyse Oliveira.

Equipe Alda Façanha News
- Como foi seu ingresso em nossa escola?
Deyse Oliveira - Participei da seleção e passei, mas só havia uma única vaga para professora de Língua Portuguesa e esta já havia sido ocupada. Foi então que me tornei regente de multimeios da escola, permanecendo desde a inauguração.

Equipe Alda Façanha News
- Em que consiste o seu trabalho como regente de multimeios?
Deyse Oliveira - O profissional dessa área é responsável por dar suporte ao aprendizado dos alunos e ao trabalho dos professores. Então, eu organizo a parte do material didático, fico responsável pela biblioteca e dou auxílio aos projetos da área de Linguagens e Códigos. Além de ajudar na organização de alguns eventos da escola.
Deyse durante a conversa com nossa equipe.

Equipe Alda Façanha News - E, sobre seu trabalho na biblioteca, há um interesse dos alunos?
Deyse Oliveira - Com certeza. Depois da sala de aula, a biblioteca é o espaço que eles mais frequentam, por ser um ambiente propício para estudo. E há o interesse por leitura sim. A procura maior é por livros de romance. Há também os que nos procuram por que querem dar início ao hábito de ler, então nós fazemos esse acompanhamento.
Parte do acervo de nossa biblioteca.
Ambiente destinado a estudos, no 2º andar de nossa biblioteca.

Equipe Alda Façanha News - Você acaba exercendo muitas funções e por isso conta com ajuda de alguns alunos. Como funciona esse sistema?
Deyse Oliveira - Bom, trata-se do projeto de monitoria. A biblioteca conta, atualmente, com 22 monitores, isto é, 22 alunos que me auxiliam, dando suporte ao nosso trabalho no tempo livre deles, como intervalos e horário de almoço. Eles fazem registros e mantêm a organização do ambiente da biblioteca, por exemplo.

Equipe Alda Façanha News - E quais as suas expectativas para a continuidade do seu trabalho?
Deyse Oliveira - Esperamos, principalmente, aumentar o nosso acervo. Atualmente, temos entre 1500 e 2000 livros didáticos e não didáticos. Parece muito, mas é considerado pequeno perto do que podemos comportar. Já estamos desenvolvendo projetos para adquirir mais livros. Pretendemos também melhorar a ornamentação nesse 2º semestre.
Alguns dos livros de nosso acervo.

Equipe Alda Façanha News - O que você considera importante em seu trabalho?
Deyse Oliveira - Me sinto muito feliz trabalhando aqui. É a minha segunda casa. Me dou muito bem com os alunos e os trato como se fossem meus filhos. Sou realizada tanto pela profissão que eu exerço quanto pelo ambiente em que eu trabalho. Quero continuar aqui até quando for possível e quem sabe eu me torne efetiva.
Deyse Oliveira durante a conversa com nossa equipe.

O que podemos perceber em profissionais como Deyse é a importância de se fazer o que realmente gosta. A paixão pelo trabalho permite com que, mesmo tão atarefada, ela mantenha a simpatia e trate a todos tão bem. Nossa equipe agradece pela disponibilidade e carinho que tem conosco e parabeniza-a por ser um exemplo de profissional que devemos seguir.
Deyse Oliveira após a finalização da entrevista.

  *REPORTAGEM - William Barros | FOTOGRAFIAS - Ilze Brasil e Keliane Nobre

sábado, 4 de julho de 2015

A Literatura trabalhada de uma maneira mais dinâmica.

Extremamente importante para a grade curricular, o estudo da Literatura pode se tornar bastante maçante se for feito de modo mais expositivo. Porém, se os conteúdos são repassados de uma maneira mais dinâmica e mais dialogada, o aprendizado dos alunos deixa de ser algo cansativo.

E é esse dinamismo que os professores de nossa EEEP buscam, como é o caso da professora Beatriz Almeida, que durante todo o mês de junho desenvolveu seu método de avaliação de uma forma diferenciada com a turmas de 1º e 2º anos de Redes de Computadores.

Com os alunos do 2º ano, em parceria com a professora Karina Menezes e alunos do curso de Eletrotécnica, foi trabalhado o resgate às grandes obras literárias brasileiras. A avaliação se deu com a realização de um seminário e encenações teatrais, atividade que já foi retratada por nossa equipe em postagens anteriores.
A professora Beatriz com o elenco de uma das peças encenadas por alunos de Redes de Computadores (2º ano).

Já com o 1º ano, Beatriz, inicialmente, trabalhou três conteúdos: Sonetos, Cantigas Trovadorescas e Texto Teatral. Portanto, a avaliação também se deu por meio de três atividades:

CRIAÇÃO E DECLAMAÇÃO DE SONETOS
Cada célula ficou responsável pela elaboração de um soneto em homenagem aos três anos de nossa escola, comemorados no último dia 28 de maio. Depois de prontos, foram declamados para a turma. 
Alguns dos sonetos produzidos para a atividade.
CANTIGAS TROVADORESCAS NA ATUALIDADE
O Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu na Idade Média no século XI. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer. Porém, as características dessas cantigas podem ser facilmente encontradas em músicas da atualidade. Cada grupo ficou responsável por encontrar quatro músicas atuais com características do Trovadorismo.

PRODUÇÃO E ENCENAÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS
As células foram agrupadas em três equipes diferentes. Assim, foram produzidos três textos teatrais. Houveram ensaios, seleção de trilha sonora, criação de cenografia e caracterização. As peças foram encenadas no dia 26 de junho, contemplando as turmas de Redes de Computadores (2º e 3º ano) e Eletrotécnica (2º ano). Veja:


  • "Rô e Jú" - Inspirada no clássico "Romeu e Julieta", falou do amor entre dois jovens de famílias rivais por causa do futebol, em que uma torcia Ceará e a outra, Fortaleza. A história ganha um rumo diferente e os dois finalmente se casam.

  • "Montanhas" - Contou a história de amor entre o jovem Pedro e a menina Helena. O rapaz deixa o envolvimento com as drogas e as más companhias para poder ficar com a amada.
    Cena da peça "Montanhas".

    Os protagonistas da peça "Montanhas".

    Elenco da peça "Montanhas".

  • "Segredos de Família" - Retratou uma noite de Natal em que uma família cheia de diferenças revela seus segredos diante de todos.
    Cena da peça "Segredos de Família".

    Cena da peça "Segredos de Família".

    Elenco da peça "Segredos de Família".

Atividades como estas proporcionam conhecimento aliado à descontração e diversão, revelando a presença do dinamismo e da interdisciplinaridade tão pregados pela pedagogia atualmente. A Equipe Alda Façanha News parabeniza a todos pela iniciativa.


  *REDAÇÃO - William Barros | FOTOGRAFIAS - Iranilson de Castro

sexta-feira, 3 de julho de 2015

IV FARTEC: "Um momento muito rico em nossa escola".


Nesta semana, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, ocorreu em nossa escola a Feira de Arte, Tecnologia e Ciências (FARTEC). Para a IV edição, foram elaborados mais de 70 projetos nas categorias: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências Ambientais e Robótica Educacional. As equipes tiveram dois meses para desenvolvê-los, com realização de pesquisas, entrevistas e palestras.
Movimentação no pátio principal de nossa EEEP durante a IV FARTEC.
Sobre a importância da FARTEC, nossa diretora Sabrina Barros Nepomuceno declarou:
 
"Essa feira é a oportunidade de vivenciar um momento muito rico em nossa escola, em que as produções científicas e pesquisas são expostas para toda a comunidade escolar e para a população, visando priorizar a intervenção social e a melhoria do meio ambiente. Tem servido também no sentido de dinamizar o aprendizado de nossos alunos."
A diretora Sabrina Barros Nepomuceno.
Na manhã da última segunda feira, 29 de junho, ocorreu a abertura, com atrações musicais acústicas e apresentação da coordenadora Lília Mendes. Na ocasião, ela compartilhou com o público ali presente suas expectativas em relação aos projetos:

"É importante ressaltar que esses projetos não devem acabar após a feira. Eles devem ter continuidade. Torço para que eles realmente tenham resultados. Afinal de contas, eles custaram a dedicação, o tempo, o esforço e o suor de cada um de vocês que estão aqui."
A coordenadora Lília Mendes durante sua fala na abertura da IV FARTEC.
Alunos durante apresentação musical acústica.

Público durante a abertura da IV FARTEC.
Logo após, os alunos do 2º ano puderam organizar-se nos stands para a avaliação de seus trabalhos. A exposição foi aberta ao público somente a partir das 13h, terminando às 16h.
Alunos de Eletrotécnica (2º ano), responsáveis pelo projeto "Mini Bobina".


Equipe "Portas Lógicas", do 2º ano de Eletrotécnica.


Alunos que desenvolveram o projeto "Alimentação Saudável".


Alunos de Redes de Computadores (2º ano), que elaboraram o projeto "Academia Artística", responsável por trazer oficinas de arte para nossa EEEP.


Projeto "Adubo Orgânico", desenvolvido por alunas de Edificações (2º ano).


Alunos de Edificações (2º ano), que desenvolveram o projeto "Hora Alda", blog destinado à publicação de conteúdos a respeito das disciplinas Matemática, Física, Química e Biologia, retratando o ensino a distância.


Projeto "Eco Plus", desenvolvido por alunos de Hospedagem (2º ano).


Alunos de Redes de Computadores (2º ano), responsáveis pelo projeto "Shock Absolver", que retratou o impacto de nossa força ao fecharmos portas, com base em leis da Física.


Projeto "Educação Física e Inserção na Comunidade Escolar", desenvolvido por alunos de Redes de Computadores.


Alunos de Edificações, que desenvolveram o projeto "Novas Tecnologias e Sustentabilidade na Construção Civil".


Alunos de Hospedagem que trataram do tema "Energia Eólica".


Projeto "Interclasse de Arte na Escola", desenvolvido por alunos de Hospedagem (2º ano).


Alunos de Edificações que falaram a respeito do tema "Gravidez na Adolescência".


Projeto "BioAção", desenvolvido por alunos de Edificações.


Alunos de Hospedagem que falaram a respeito da "Reciclagem do Cobre".


Projeto "Atlas Linguístico de Aquiraz", idealizado por alunos do curso de Edificações.


Alunos de Hospedagem responsáveis pelo projeto "Atividades Lúdicas na Hora do Almoço".


Alunos de Edificações que retrataram o tema "Dengue em Aquiraz".


Alunas de Eletrotécnica que desenvolveram o projeto "Redescobrindo a Leitura".


Alunos de Redes de Computadores que trataram do tema "Escola Sustentável".



Na terça feira, 30 de junho, durante a manhã, tivemos a as apresentações dos alunos do 1º ano, finalizadas às 12h. 
Alunas de Edificações que desenvolveram o projeto "Ecologia Urbana", retratando a importância do reflorestamento dos grandes centros urbanos.


Projeto "Raciomática", desenvolvido por alunos de Redes de Computadores.


Projeto "Carregador Solar", desenvolvido por alunos de Redes de Computadores.



Alunos de Eletrotécnica, responsáveis por desenvolver o projeto "Viagem Virtual por Aquiraz".


Projeto "Almanaque dos Curiosos", um site criado por alunos de Redes de Computadores, para a postagem de textos a respeito da disciplina de Língua Portuguesa.


Alunos de Eletrotécnica, que desenvolveram o projeto "Resgate Histórico do Patrimônio Cultural de Aquiraz".


Projeto "Alda Info", aplicativo criado por alunos de Redes de Computadores.


Alunos de Hospedagem que desenvolveram o projeto "Tecendo Vidas", retratando a história das rendeiras da Prainha.


Alunos de Edificações que desenvolveram o projeto "Arquitetura e Urbanismo - Utilização de Recursos Sustentáveis".


Alunas de Edificações que trataram do tema "Energia Solar", fazendo um elo com a Filosofia.


Alunos de Edificações que desenvolveram o projeto "Purificador de Água Ecológico".


Alunos de Edificações que trataram do tema "Artes Contemporâneas".


Alunos de Eletrotécnica que trataram do tema "Escassez de Água".


Alunos de Redes de Computadores que desenvolveram o projeto "I-Box".


Equipe responsável pelo blog "Cursos H.E.R.E.", administrado por alunas de Eletrotécnica.


Alunos de Redes de Computadores responsáveis pelo projeto "Som Programado para o Bem".


Alunas de Redes de Computadores responsáveis pelo projeto "Escrevendo com Elétrons".


A Equipe responsável por nosso blog.


Equipe formada por alunos de Edificações, responsáveis pelo projeto "Eco Telha".



Às 13h, o 3º ano apresentou a II Feira das Profissões, que deu ênfase aos principais cursos oferecidos nas universidades cearenses.
Alunos que trataram do tema "Publicidade e Propaganda".


Equipe que falou sobre "Gastronomia".


Alunos que falaram sobre "Odontologia".


Equipe que tratou do tema "Design de Moda"


Alunos que falaram sobre "Medicina".


Equipe que tratou do tema "Administração".


Alunas que falaram sobre "Turismo".


Equipe que tratou de "Engenharia Mecânica".


Alunos que falaram sobre "Enfermagem".


Equipe que falou a respeito do tema "Sistemas e Mídias Sociais".


Alunos que falaram sobre "Veterinária".


Equipe que tratou do tema "Cinema e Audiovisual".


Alunos que falaram sobre "Engenharia de Software".


Equipe que tratou do tema "Direito".


Alunas que falaram a respeito do tema "Teste Vocacional e Formas de Ingresso à Universidade".


Equipe que tratou do tema "Turismo".


Alunos que falaram a respeito de "Engenharia Civil".



Na quarta feira, 1º de julho, tivemos o anúncios dos três primeiros colocados em cada categoria:
As equipes que alcançaram o 3º lugar de suas categorias.


Alunos e orientadores que ficaram em 2º lugar.


Equipes que conquistaram o 1º lugar.

ROBÓTICA EDUCACIONAL
3º Lugar - Radiotransmissor (Eletrotécnica - 2º ano)
2º Lugar - Robôs Fixos (Eletrotécnica - 2º ano)
1º Lugar - Portas Lógicas (Eletrotécnica - 2º ano)

CIÊNCIAS AMBIENTAIS
3º Lugar - Novas Tecnologias e Sustentabilidade na Construção Civil (Edificações - 2º ano)
2º Lugar - Hidroponia - Alternativa de Sustentabilidade (Efificações - 2º ano)
1º Lugar - Astronomia na Escola (Hospedagem - 2º ano)

CIÊNCIAS HUMANAS
3º Lugar - Comunidade Quilombola (Hospedagem - 2º ano)
2º Lugar - Resgate Histórico do Ceará (Eletrotécnica - 1º ano)
1º Lugar - Filhos do Coração (Hospedagem - 2º ano)

CIÊNCIAS DA NATUREZA
3º Lugar - Campanha Contra o Sarampo (Hospedagem - 1º ano)
2º Lugar - Shock Absolver - (Redes de Computadores - 2º ano)
1º Lugar - Raciomática (Redes de Computadores - 1º ano)

LINGUAGENS E CÓDIGOS
3º Lugar - Alda Façanha News (Redes de Computadores - 1º ano)
2º Lugar - Atividades Lúdicas na Hora do Almoço - (Hospedagem - 2º ano)
1º Lugar - Atlas Linguístico de Aquiraz (Edificações - 2º ano)

Durante a IV FARTEC, foi possível notar o empenho dos alunos e dos professores orientadores. A qualidade dos projetos desenvolvidos superou as edições anteriores, nas palavras de muitas pessoas. E com o encerramento da feira, teremos o nosso merecido descanso, com retorno marcado para o dia 3 de agosto.
Lucas Lima durante apresentação artística no encerramento da IV FARTEC.



  • A Equipe Alda Façanha News agradece à comissão julgadora pela 3ª colocação na categoria Linguagens e Códigos e parabeniza a todos os alunos pelo ótimo desempenho.
  *REDAÇÃO - William Barros | FOTOGRAFIAS - Iranilson de Castro e William Barros | EDIÇÃO DE VÍDEO - William Barros