sábado, 15 de agosto de 2015

SEMANA ALDA #02: Especial Dia do Estudante + Garoto e Garota Alda Façanha 2015.

E já foi postado o Semana Alda #02. O vídeo de hoje conta com imagens do Dia do Estudante, com destaque especial para a cobertura do Concurso Garoto e Garota Alda Façanha 2015.  Então, assistam em, curtam e INSCREVAM-SE no nosso canal para continuar acompanhando o trabalho da nossa equipe.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Programação especial marca o Dia do Estudante em nossa EEEP.


No último dia 11 de Agosto, ocorreu em nossa escola a comemoração do Dia do Estudante, com um dia de atividades especialmente direcionadas ao lazer e ao bem estar de nossos alunos.
Alunos durante a abertura do Dia do Estudante em nossa EEEP.

A manhã começou animada pelo pagode de Lucas Lima, Emesson Leite, Guilherme Correia, Jonas Estanislau e Gilberto Salles
Alunos durante apresentação artística.



Logo após, a coordenadora Lília Mendes falou um pouco a respeito da ocasião:
 
"Hoje o dia é dedicado ao estudante. E o que é ser estudante se não alguém investigador, inquieto, que tem sede de mudança, sede de transformação. Então, nós queremos hoje homenagear a todos os estudantes da Alda Façanha, dizer para cada um de vocês como vocês são importantes para a nossa escola."
Lília Mendes durante sua fala.


Como de costume, o professor de Filosofia Marcos Barroso também discursou em nome de todo o corpo docente:
 
"Digo a vocês que nós, professores, também somos estudantes, por que vocês proporcionam isso. A aprendizagem não é ditatorial. Ela é uma aprendizagem recíproca. Vocês nos inspiram. Vocês nos ensinam. Vocês nos tornam grandes. E seja lá o que nós conquistarmos daqui para frente, vocês estarão em nossas experiências."
Marcos durante sua fala.


Após a abertura, tiveram início as atividades: Palestra sobre Astronomia, no auditório; Gincanas, no pátio principal; Jogos Frios, na biblioteca; Oficina de Dança de Salão, no laboratório de Biologia; Espaço Fashion, no laboratório de Física; Video Game, no laboratório de Matemática; Internet livre, no laboratório de Informática.
Oficina de Dança de Salão.


Palestra sobre "Astronomia".

Biblioteca abrigou os jogos frios, como xadrez.

Alunos durante o jogo de damas.

Alunos durante partida de video game.

No laboratório de Informática, a internet foi liberada.

Gincanas realizadas no pátio principal.



Alunos durante partida de futebol.

Alunos no Espaço Fashion.

 

Durante a tarde, ocorreram os desfiles do concurso Garoto e Garota Alda 2015, disputaram candidatos do 1º e do 2º ano de todos os cursos. 
Alunos durante o concurso Garoto e Garota Alda.

Beatriz Alves e Arthur Victor, Garoto e Garota Alda 2014,  nos contaram um pouco sobre suas experiências:

Beatriz - Participar do Garota Alda Façanha foi uma experiência nova para mim. Estou aqui para entregar a faixa hoje. É uma grande expectativa, você fica bem ansiosa, mas meu recadinho para as meninas é que fiquem super calmas e seguras, que elas confiem em si, que tudo vai dar certo. 
Beatriz, eleita Garota Alda 2014.

Arthur - Quando eu participei no ano passado, foi a primeira vez que eu tive contato com algum tipo de desfile e já alcancei o 1º lugar. Foi um prêmio muito grande, até por não esperar. Espero que todos se saiam bem no desfile e sejam simpáticos, pois isso é um diferencial.
Arthur, eleito Garoto Alda em 2014.

Nossa equipe conversou com alguns candidatos a respeito das expectativas para o desfile:

Emilly Melo (Redes de Computadores - 1º ano) - Estou com um pouco de medo e meio insegura, pois é a primeira vez que eu vou desfilar. São muitas pessoas que vêm assistir e as candidatas são todas lindas. Estou um pouco nervosa, mas espero que dê tudo certo e que eu ganhe.
Emillly, uma das candidatas.

Jorge Mota (Redes de Computadores - 1º ano) - Espero que a votação seja justa e que seja escolhido o melhor.
Jorge, um dos candidatos.
 
Brena Matias (Edificações - 2º ano) - Fico muito feliz com essa iniciativa da escola em trabalhar não só a parte cognitiva, mas também a parte cultural. E também por montarem um dia atípico na escola e por essa preocupação que eles têm em valorizar a gente. Espero que os jurados sejam bastante imparciais.
Brena, uma das candidatas.

Após os desfiles, o júri fez sua escolha. Os vencedores foram os alunos Arthur Silvestre (Eletrotécnica - 1º ano) e Vitória Ribeiro (Hospedagem - 2º ano). Além conquistar o título de Garoto e Garota Alda Façanha 2015 e representar nossa escola em outros eventos, eles ganharam uma bolsa de estudos na Prepara Cursos e um passeio para o Parque Ecoeducativo Engenhoca.
Beatriz passando a faixa para Vitória.

Arthur Victor passando a faixa para Arthur Silvestre.

sábado, 8 de agosto de 2015

SEMANA ALDA #01: Assista no canal Alda Façanha News.

  

Desde Julho, contamos com o canal de vídeos no YouTube Alda Façanha News. Hoje, é um momento muito importante para nossa equipe, que marca o lançamento do nosso primeiro vídeo da série Semana Alda, um quadro fixo, que trará postagens aos sábados, sobre tudo que rola durante a semana na 87ª profissionalizante do estado. E para o Semana Alda #01, preparamos um vídeo sobre os primeiros dias de aula do semestre 2015.2. Com muita música, o post desta semana destaca a participação mais que especial da professora Beatriz Almeida, a quem agradecemos pela colaboração. Então, assistam, curtam e INSCREVAM-SE no nosso canal para continuar acompanhando o trabalho da nossa equipe.

 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade" serve de base para formação continuada de nosso corpo docente.

Na última segunda-feira, 3 de agosto, enquanto os líderes de sala se reuniam com suas turmas para o momento "Repensando a escola e o ser estudante", gestores e professores também participavam de uma importante atividade: realizaram um estudo em grupo do livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade", fazendo parte do processo de formação continuada.
Livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade", estudado por nossos professores e gestores na última segunda-feira.

A obra foi lançada em 2015, pela Imprensa Universitária, tendo sido escrita pelos renomados sociólogos e professores do curso de Ciências Socias (UFC) André Haguette e Márcio Kléber Morais Pessoa.
O professor André Haguette, um dos autores do livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade".

Ambos são atuantes no estudo da política educacional, e nesta obra, fazem uma comparação entre 10 escolas públicas de ensino médio do Ceará, dividas em dois grupos: as 5 melhores e as 5 piores, de acordo com o desempenho de seus alunos no ENEM de 2011.

Para fazer essa análise, os autores conheceram o cotidiano, as regras, o método de ensino, o modelo de gestão, os alunos e os funcionários de cada uma das instituições, visando encontrar uma resposta à seguinte pergunta: "O que as escolas com alto desempenho no ENEM têm que falta às escolas de desempenho precário?”.
A diretora Sabrina Nepomuceno.

Sobre a experiência com o estudo desse livro, a diretora Sabrina Nepomuceno declarou:
 
"Nesse retrato feito pelos autores, um dos aspectos mais notórios das escolas com bom desempenho é que os alunos têm um forte desejo de aprender, espírito de autodisciplina coletiva, aproveitam melhor o tempo letivo e dispõem de uma boa infraestrutura. Tomando como base essas escolas, das quais, incluive, três são EEEPs, nós pretendemos trabalhar no nosso grupo o fortalecimento da TESE, e dos pilares que norteiam a qualidade da educação pública no Ceará, para que a nossa insituição um dia figure dentre essas escolas de bom desempenho. Nesse segundo semestre, nós queremos colher os melhores frutos possíveis para os nossoas alunos e toda a Família Alda Façanha."

"Dez escolas, dois padrões de qualidade" nos inspira a refletir sobre a situação da educação pública em nosso país e nos leva a acreditar que há sim capacidade de melhorar, só depende do esforço e do interesse de todos. Momentos como este reforçam a busca intensa da gestão atual pela excelência de nosso ensino e por alcançar os resultados estimados para uma instituição com a nossa proposta.


*REDAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS - William Barros

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Primeiro dia de aula deste semestre traz momentos decisivos para os próximos meses.


Nesta segunda-feira, 3 de agosto,  nossos alunos, professores e gestores retornaram às suas atividades na EEEP Professora Alda Façanha após um mês de férias. De modo geral, o primeiro dia de aula deste semestre foi marcado por reencontros, descontração e momentos decisivos para os próximos meses.
A diretora Sabrina Nepomuceno durante a acolhida.
 
Durante a manhã, ocorreram apresentações de música acústica dos alunos Lucas Lima, Emesson Leite, Gabriele Santana e Eric Ribeiro.
Lucas Lima durante apresentação musical.

Gabriele Santana durante apresentação musical.

Professor Marcos Barroso durante sua fala.



Representando todo o corpo docente de nossa escola, o professor de Filosofia Marcos Barroso, declarou, a respeito do início do novo semestre:
 
"Esse semestre é um momento de nós reafirmarmos o nosso compromisso com a sabedoria, de buscar o desenvolvimento, aprofundar e fortalecer nossos laços, tanto os laços de amizade quanto os laços com o conhecimento."

Logo após, em sala, os alunos tiveram um momento com seus diretores de turma, para apresentação das mudanças promovidas pela nova gestão, especialmente no que se refere ao sistema de avaliação e à aprendizagem cooperativa, dentre outros aspectos.

No período da tarde, os líderes de sala ficaram responsáveis por comandar três atividades com suas turmas: Rever os principais pontos da TESE (Tecnologia Empresarial Socio-Educacional), responsável por levar conceitos empresariais para o ambiente escolar; Estabelecer novas normas de convivência e produtividade; Desenvolver um plano de ação com foco na preparação para o ENEM.

O grande objetivo de tudo isso foi, de certa forma, "repensar" a escola e o ser estudante, além de reavivar a TESE, um dos principais elementos da estrutura central das EEEPs.

 *REDAÇÃO - William Barros | FOTOGRAFIAS - Iranilson de Castro | EDIÇÃO DE VÍDEO - William Barros