quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade" serve de base para formação continuada de nosso corpo docente.

Na última segunda-feira, 3 de agosto, enquanto os líderes de sala se reuniam com suas turmas para o momento "Repensando a escola e o ser estudante", gestores e professores também participavam de uma importante atividade: realizaram um estudo em grupo do livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade", fazendo parte do processo de formação continuada.
Livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade", estudado por nossos professores e gestores na última segunda-feira.

A obra foi lançada em 2015, pela Imprensa Universitária, tendo sido escrita pelos renomados sociólogos e professores do curso de Ciências Socias (UFC) André Haguette e Márcio Kléber Morais Pessoa.
O professor André Haguette, um dos autores do livro "Dez escolas, dois padrões de qualidade".

Ambos são atuantes no estudo da política educacional, e nesta obra, fazem uma comparação entre 10 escolas públicas de ensino médio do Ceará, dividas em dois grupos: as 5 melhores e as 5 piores, de acordo com o desempenho de seus alunos no ENEM de 2011.

Para fazer essa análise, os autores conheceram o cotidiano, as regras, o método de ensino, o modelo de gestão, os alunos e os funcionários de cada uma das instituições, visando encontrar uma resposta à seguinte pergunta: "O que as escolas com alto desempenho no ENEM têm que falta às escolas de desempenho precário?”.
A diretora Sabrina Nepomuceno.

Sobre a experiência com o estudo desse livro, a diretora Sabrina Nepomuceno declarou:
 
"Nesse retrato feito pelos autores, um dos aspectos mais notórios das escolas com bom desempenho é que os alunos têm um forte desejo de aprender, espírito de autodisciplina coletiva, aproveitam melhor o tempo letivo e dispõem de uma boa infraestrutura. Tomando como base essas escolas, das quais, incluive, três são EEEPs, nós pretendemos trabalhar no nosso grupo o fortalecimento da TESE, e dos pilares que norteiam a qualidade da educação pública no Ceará, para que a nossa insituição um dia figure dentre essas escolas de bom desempenho. Nesse segundo semestre, nós queremos colher os melhores frutos possíveis para os nossoas alunos e toda a Família Alda Façanha."

"Dez escolas, dois padrões de qualidade" nos inspira a refletir sobre a situação da educação pública em nosso país e nos leva a acreditar que há sim capacidade de melhorar, só depende do esforço e do interesse de todos. Momentos como este reforçam a busca intensa da gestão atual pela excelência de nosso ensino e por alcançar os resultados estimados para uma instituição com a nossa proposta.


*REDAÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS - William Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário